O projeto visa capacitar professores da educação infantil e do ensino fundamental sobre legislação educacional e direito educacional, focando nas principais leis e documentos que regem a educação no Brasil. O objetivo é garantir que os docentes compreendam as normas que orientam a prática pedagógica e administrativa, evitando conflitos com o Conselho Tutelar, pais e Ministério Público. A capacitação abordará temas como: leis educacionais (Constituição, LDB, ECA), direitos e deveres dos professores, responsabilidade legal nas relações educativas, interação com pais e comunidade, e práticas preventivas para evitar litígios. O curso incluirá teoria, prática e avaliação, preparando os articipantes para atuar com segurança jurídica no ambiente escolar, promovendo um ambiente seguro e respeitoso.
O projeto de capacitação em Educação Inclusiva tem como objetivo fornecer aos professores as ferramentas necessárias para atender à diversidade no ambiente escolar, garantindo um ensino de qualidade para todos os alunos. A formação abrange uma sólida base teórica sobre os princípios da educação inclusiva, estratégias pedagógicas adaptadas e o uso de tecnologias assistivas. Os professores aprenderão a identificar e aplicar métodos diferenciados de ensino, criando um ambiente acessível e acolhedor para alunos com deficiência ou outras necessidades educacionais especiais. Além disso, o projeto aborda a legislação vigente, as melhores práticas de avaliação inclusiva e a elaboração de materiais didáticos adaptados. A capacitação visa promover uma compreensão mais profunda das necessidades dos alunos, estimulando práticas colaborativas e a construção de uma escola mais inclusiva e igualitária.
O projeto de capacitação em Eletrônica e Robótica para alunos do Ensino Fundamental tem como objetivo introduzir conceitos básicos dessas áreas de forma prática e acessível, utilizando materiais reciclados e de fácil obtenção, além de circuitos integrados com Arduino. A formação visa capacitar os professores a desenvolver atividades didáticas que estimulem o raciocínio lógico, a criatividade e a resolução de problemas, por meio da construção de circuitos eletrônicos simples e pequenos robôs. Utilizando recursos como sucatas, peças de brinquedos antigos e componentes eletrônicos de baixo custo, o projeto busca tornar a aprendizagem mais divertida e interativa, promovendo o engajamento dos alunos com a ciência e a tecnologia. Além disso, a proposta incentiva a conscientização ambiental ao mostrar como materiais reciclados podem ser reutilizados de maneira criativa, alinhando aprendizado prático com sustentabilidade. O objetivo é despertar o interesse dos estudantes por áreas de inovação tecnológica, estimulando a aprendizagem ativa e o desenvolvimento de habilidades que serão úteis no futuro.
O projeto de capacitação em Educação Especial tem como objetivo aprimorar as práticas pedagógicas dos professores para atender às necessidades de alunos com deficiências e transtornos do desenvolvimento. A formação oferece uma abordagem teórica e prática sobre os conceitos fundamentais da Educação Especial, abordando desde as características das deficiências até as estratégias de ensino específicas para cada tipo de necessidade. O curso incluirá o uso de tecnologias assistivas, adaptações curriculares e estratégias de ensino individualizado, além de promover a sensibilização para o respeito às diferenças e a inclusão plena. Os professores aprenderão a identificar e trabalhar com as diversas necessidades dos alunos, desenvolvendo habilidades para planejar e implementar atividades que favoreçam a aprendizagem e a autonomia desses estudantes. O projeto visa, ao final, capacitar os educadores a criar um ambiente escolar mais acessível, inclusivo e acolhedor, garantindo o direito à educação para todos.
O projeto de capacitação de professores tem como objetivo fortalecer a prática pedagógica por meio de uma abordagem teórica robusta, que visa aprimorar as habilidades didáticas, o uso de práticas inovadoras e a implementação do ensino baseado em projetos. A capacitação será estruturada em módulos que abordam as principais tendências pedagógicas atuais, fornecendo uma sólida base teórica sobre os temas de avaliação da aprendizagem, uso de tecnologias educacionais e elaboração de sequências didáticas eficazes. Os professores participantes serão estimulados a adotar estratégias que promovam o aprendizado ativo e o engajamento dos alunos, com foco em práticas que aumentem o interesse pela escola. A formação busca também desenvolver habilidades para o planejamento de aulas que integrem de forma criativa as novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando uma maior interação e personalização do ensino. Além disso, serão discutidas as melhores práticas pedagógicas para promover a inclusão e a diversidade, considerando a pluralidade de contextos escolares. O programa visa, ao final, capacitar os educadores a projetar, implementar e avaliar atividades e projetos educativos que não apenas melhorem o rendimento acadêmico, mas também fortaleçam o vínculo dos alunos com a escola e o aprendizado. Este projeto busca, assim, promover a transformação do ambiente educacional, por meio de uma formação contínua e reflexiva dos professores, contribuindo para a formação de um ambiente de ensino mais dinâmico, criativo e comprometido com a evolução da educação no contexto atual.
O projeto de capacitação sobre experimentação no ensino de Ciências tem como objetivo proporcionar aos professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental a utilização de experimentos demonstrativos e atividades práticas para enriquecer o ensino e estimular o interesse dos alunos pela ciência. A formação abordará a construção de sequências didáticas que integrem a experimentação como ferramenta pedagógica, permitindo que os alunos vivenciem e compreendam conceitos científicos de forma concreta. Além disso, será enfatizada a importância da construção de relatórios de experimentos, estimulando os estudantes a registrarem, analisarem e discutirem os resultados de maneira crítica e reflexiva. O uso de materiais simples e de fácil acesso será uma das estratégias abordadas, facilitando a implementação dos experimentos no contexto escolar. O objetivo é capacitar os educadores a planejar e executar atividades experimentais que favoreçam o aprendizado ativo, promovam o desenvolvimento de habilidades científicas e incentivem a curiosidade e o pensamento investigativo dos alunos.
O projeto de capacitação em Metodologias de Ensino tem como objetivo capacitar os professores a adotar métodos ativos que promovam o aprendizado significativo e a participação ativa dos alunos no processo educativo. A formação abordará estratégias pedagógicas baseadas em teorias construtivistas e interacionistas, como as propostas de Jean Piaget, Lev Vygotsky e Paulo Freire, que defendem a aprendizagem como um processo dinâmico, colaborativo e contextualizado. Entre os métodos ativos a serem explorados, destacam-se a aprendizagem baseada em problemas (PBL), a aprendizagem cooperativa e a sala de aula invertida, que incentivam a autonomia, o trabalho em grupo e a reflexão crítica. O curso enfatizará a importância de contextualizar o conteúdo à realidade dos alunos, permitindo que os temas abordados façam sentido em seu cotidiano e favoreçam a construção do conhecimento de forma prática e interativa. A formação proporcionará aos educadores ferramentas para planejar e implementar atividades que estimulem a participação ativa dos alunos, tornando-os protagonistas do processo de aprendizagem. O objetivo é transformar a sala de aula em um ambiente dinâmico, onde o ensino e a aprendizagem se inter-relacionam de forma significativa, estimulando o pensamento crítico e a resolução de problemas no contexto real dos estudantes.
O projeto de capacitação em Práticas de Ensino da Matemática tem como objetivo aprimorar as abordagens pedagógicas dos professores, integrando teorias educacionais e estratégias de ensino que tornam o aprendizado da Matemática mais significativo e acessível. A formação se baseia em teorias construtivistas de Jean Piaget, que defende a aprendizagem como um processo ativo de construção do conhecimento, e na teoria sociocultural de Lev Vygotsky, que destaca a importância da interação social e da mediação no desenvolvimento cognitivo. Também serão abordadas as ideias de Paulo Freire, que enfatiza a aprendizagem contextualizada e a educação como um processo de emancipação. O curso buscará aplicar essas teorias por meio de práticas de ensino que incentivem a resolução de problemas, a investigação matemática e a aplicação de conceitos matemáticos em situações reais. Serão exploradas metodologias como a aprendizagem baseada em problemas (PBL), que conecta os conteúdos a situações do cotidiano, e a abordagem de jogos e atividades lúdicas, que favorecem o engajamento e a compreensão profunda dos conceitos matemáticos. Além disso, será enfatizada a importância de desenvolver o pensamento lógico e a autonomia dos alunos, estimulando a curiosidade e a reflexão sobre os conhecimentos adquiridos. O objetivo do projeto é capacitar os educadores a planejar e implementar práticas de ensino que tornem a Matemática mais atraente e relevante para os alunos, proporcionando um aprendizado ativo, contextualizado e colaborativo, que respeite o ritmo e as necessidades de cada estudante.
O treinamento visa capacitar professores a desenvolver estratégias pedagógicas eficazes para melhorar o desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB e SAEPE). A formação aborda a análise das matrizes de referência, planejamento de aulas alinhadas às competências exigidas, aplicação de metodologias ativas, uso de simulados diagnósticos e intervenções pedagógicas. Além disso, foca no desenvolvimento socioemocional dos estudantes para enfrentarem as provas com confiança. O objetivo é potencializar os resultados escolares e fortalecer a qualidade do ensino.